Aviso Importante da Secretaria de Educação


A UFRA - Universidade Federal Rural da Amazônia convoca os seguintes candidatos de São Miguel do Guamá:

ALDENORA DO SOCORRO DOS REIS
ANTONIO JERISSON DA SILVA FREITAS
CELESTE DA SILVA LIMA
CLAUDIA PATRICIA VERAS DE LIMA
RAIMUNDA LUCELIA RODRIGUES CASTRO
VANDER BATISTA DO MONTE

para fazerem suas inscrições no curso Licenciatura em Computação nos dias30/11 à 02/12/2011, na Secretaria de Educação - SEMED em São Miguel do Guamá. Os Candidatos deverão comparecer munidos dos seguintes documentos:

Formulário de inscrição devidamente preenchido;
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Certificado de Conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Carteira de Identidade (original e copia);
Certificado de Alistamento Militar;
Título de Eleitor e documento de quitação das obrigações eleitorais (originais e cópias);
C.P.F (originais e cópias);
02 fotos 3x4 iguais e recentes;
Comprovante de Residência;
Contracheque que comprove que o candidato é professor da rede pública municipal ou estadual de ensino do estado do Pará, condição inarredável à efetivação da matrícula;
Declaração da direção da escola em que o docente está lotado que comprove que o mesmo está atuando em sala de aula;

No caso de candidato ao Curso de Licenciatura em Computação, a declaração a que se refere o item anterior deve mencionar a atuação profissional, técnica ou docente, conforme as orientações do Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Pará.

É necessário que o aluno do PARFOR/UFRA observe que o curso ocorrerá da seguinte maneira:
1.      As disciplinas são em formato modular, e serão ministradas de janeiro a dezembro quinzenalmente aos finais de semana (sábado e domingo).
2.      Em janeiro, fevereiro e julho as aulas ocorrerão em período integral, de segunda à sexta-feira, sendo que no mês de fevereiro as aulas irão até a primeira quinzena.

O não comparecimento no período especificado implicará na perda da vaga.
Obs. Os Candidatos deverão procurar a prof.ª Patrícia na SEMED.

UMEI Sagrado Coração de Jesus realiza I Feira Cultural


Com o tema: “Literatura Infantil: Contando Histórias, Formando Leitores”, a Unidade abriu as portas hoje, a toda a Comunidade, e a visitações de outras unidades infantis, o tema da mesma, surgiu a partir do projeto Toda Quinta Eu Conto História, com intuito de despertar na criança o interesse à leitura no seu cotidiano.

A literatura infantil é o caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias.

Sendo assim, vamos nessa feira trabalhar o hábito de ler envolvendo a criança, familiares e comunidade em geral.

Os principais objetivos da Feira é levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil; que o aluno reconheça algumas histórias infantis; desenvolver o hábito de ouvir com atenção; estimular o trabalho em grupo entre professoreas e alunos e envolver a família e comunidade a incentivá-los a ter o hábito de ler.

A programação ocorre das 08h00 às 12h00, e a tarde retorna às 14h00 com encerramento às 16h00.













Diretora Andréa Chaves e Coordenadora Keilla Oliveira

# Novas carteiras escolares


Já se encontram no Complexo Administrativo da Prefeitura (antiga 3 pinheiros) uma grande remessa de carteiras escolares, onde as mesmas ainda serão montadas e distribuídas a toda rede municipal de ensino, as carteiras são de ótima qualidade, muito resistente e confortáveis, por serem de ferro, e não de madeira como era habitual.
Carteiras ainda serão montadas


Educandário Vila das Crianças de Brasília aplicou prova de seleção em São Miguel do Guamá


O INSTITUTO SOCIAL IRMÃS DE MARIA em parceria com a Secretaria de Educação, realizou no último domingo (22/11) no auditório do Colégio Externato Santo Antonio Maria Zaccaria, um processo seletivo para meninas procedentes de famílias de baixa renda e que tenham cursado a 5ª ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivo dar oportunidade para que essas menores tenham um futuro digno, e fornecer ao município profissional técnico qualificado, ajudando as famílias na formação intelectual, moral e religiosa de suas filhas, tirar as menores de uma situação imediata de risco, gerar responsabilidade e cidadania e resgatar valores.
Aplicação das provas




Entenda como funciona o Educandário:
No ano de 2000, o Eminentíssimo Senhor Cardeal Dom José Freire Falcão convidou as Irmãs de Maria a estabelecerem uma casa na sua arquidiocese de Brasília, Brasil. Em 2001 as Irmãs de Maria aceitaram o terreno oferecido na cidade de Santa Maria, Distrito Federal, ato seguido da cerimônia do lançamento da pedra fundamental onde a futura clínica seria levantada.

Em Março de 2002 a construção de um prédio de dois (2) andares foi concluída, provisoriamente, o térreo servia como clinica, podendo atender de 50 a 75 pacientes por dia. O segundo andar era usado inicialmente como os dormitórios e salas de aula para as crianças acolhidas.

Em 07 de Outubro de 2003, a nova Vila das Meninas, um prédio de sete (7) andares foi abençoado. Atualmente, a Vila das Meninas oferece Ensino Fundamental nas séries finais para meninas de 12 a 18 anos de idade provindas de famílias mais carentes. Pode aceitar de todo Brasil, até mil (1000) meninas no seu programa educacional, oferecendo treinamento especial em Arte Culinária, Indústria do Vestuário, Informática, Saúde Bucal e Nutrição.

Em 01 de Julho de 2004, as irmãs abriram uma Creche onde crianças de 03 a 05 anos de idade são cuidadas pelas irmãs enquanto suas mães trabalham. As crianças chegam na creche as 08h00 e são recolhidas pelas mães as 17h00.

TODO E QUALQUER BENEFÍCIO DADO NOS PROGRAMAS DA VILA DAS CRIANÇAS COMO:
CLÍNICA MÉDICA,ESCOLA, HOSPITAL e CRECHE, SÃO TOTALMENTE GRATUITOS.

Endereço: Núcleo Rural Alagados, Chácara 13-B Santa Maria sul
CEP 72.506-970 – Brasília – DF
Caixa Postal 005739/AC Gama-DF
CEP 72.506-970 – Brasília – DF
Fone 61-393-9956 / 393-9717

Novas Ações da Secretaria de Educação


# Formação Pedagógica de Professores do Ensino Fundamental da Zona Urbana

Com o Tema Contextualidade e Interdisciplinaridade na formação dos Professores de séries iniciais. Desafios de Ensinar por áreas de Conhecimentos, a Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Polis Amazônia, misnistraram esta importante formação nos dias (18 e 19/11) na escola Padre Leandro Pinheiro, oficinas e palestras somaram uma carga horária de 10 e 20 horas aulas, a composição de mesa, foi feita pelo Secretário de Educação, Prof. Paulo Lira, Diretora de Ensino da SEMED, Prof.ª Marlene Ataíde, Presidente do Instituto Polis, Edivaldo Guimarães e o Coordenador Pedagógico da SEMED Edmar Marcelo.

Os principais objetivos da formação são ofertar aos docentes um conjunto de procedimentos e de fundamentos para atuação contextualizada e interdisciplinar considerando orientações nacionais com a finalidade de alfabetizar e letrar os seus alunos, a partir da reflexão de suas próprias práticas.

A formação foi subdividida nas áreas de Língua Portuguesa e Áreas Afins, Ciências e Matemática e Ciências Sociais – História e Geografia, totalizando ao todo a participação de 83 professores de séries iniciais.



Secretário de Educação, Prof. Paulo Lira, participou ativamente da formação

Oficina de Língua Portuguesa
Oficina de Matemática

Oficina de História e Geografia

# Escola Licurgo Peixoto realiza oficina Pedagógica Leitura e Escrita

Na última sexta feira (18/11), a escola Licurgo Peixoto promoveu uma oficina  pedagógica com o tema: Leitura e Escrita, destinada a professores da Educação Infantil das UMEIS da zona ruralanexas a escola sede Licurgo Peixoto, no total participaram 15 professores, tento como ministrantes da oficina, os professores Márcio Belo e Antonia que lecionam na cidade de São Domingos do Capim e a Psico pedagoga Arla Ajara de Castanhal.

Objetivo: Desenvolver junto com os professores, o proceso prático construtivo, para que os mesmos passem a ter mais conhecimento na parte da criatividade e construção.

Recursos Materiais: Materiais didáticos, recicláveis e recursos naturais (terra, folha, água, frutas entre outros...)

Avaliação: O aprendizado que cada professor obteve dentro do processo construtivo, ligado a leitura e a escrita.

Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Silva de Lima e Janeide Chaves Tomé.

Apresentação dos Trabalhos desenvolvidos pelos professores





Audiência Pública da Educação


Aconteceu hoje (17/11) na Câmara Municipal de Vereadores, a 1ª Audiência Pública no governo Márcia Cavalcante, sobre a Educação, dezenas de cidadãos guamaenses comprometidos com uma Educação de Qualidade marcaram presença, além da Prefeita Municipal Márcia Cavalcante, vice prefeita Lourdes Sousa, Secretários de governo, entre eles o de Educação, Prof. Paulo Lira, vereadores e presidente da Câmara José Júlio e Promotora de Justiça, Dr.ª Adriana Passos.

Na referida audiência pública, que para a representante do Ministério Público, Dr.ª Adriana Passos, entra para a história da cidade, teve como principal objetivo, a discussão da total transparência pública do Plano de Metas do governo.

Auditório da Câmara Municipal lotado

Ao centro: Secretário de Educação Prof. Paulo Lira e representante do Ministério Público, Dr.ª Adriana Passos


Contador da Prefeitura: Cléber Ota, dando esclarecimentos sobre o Plano de Meta do governo


Foram 4 horas de debates e esclarecimentos entre representações de conselhos do FUNDEB e da Merenda Escolar, cidadãos guamaenses e o governo municipal. No encerramento da audiência, o Secretário de Educação Prof. Paulo Lira, agradeceu a todos pela presença e disse se sentir honrado em fazer parte desse importante debate democrático, e ainda listou algumas prioridades de ações da Secretaria de Educação, como reforma e construção de escolas.

Entenda o que é Audiência Pública:
Uma audiência pública é uma reunião pública informal. Todos na comunidade são convidados a comparecer, dar suas opiniões, e ouvir as respostas de pessoas públicas. Nas comunidades heterogêneas de hoje, com grandes populações, geralmente, as audiências públicas são conduzidas por pessoas que podem influenciar os oficialmente eleitos em sua tomada de decisão ou dar a chance de sentir que suas vozes estão sendo ouvidas.

Não existem regras ou manuais para conduzir uma audiência pública. Se o comparecimento for grande e o objetivo for dar à maior quantidade de pessoas possível a oportunidade de falar, o grupo pode ser dividido em grupos de discussões menores. Todos os participantes ouvem a apresentação de abertura e então se agrupam para discutir os aspectos da apresentação. Cada grupo aponta alguém para resumir a discussão do grupo.
(Imagens: Adenor Pantoja e Batista)

SEMED realiza Formação Pedagógica para Professores do Ensino Fundamental da Zona Urbana


A formação realizar-se-á na escola Padre Leandro Pinheiro, nos dias 18 e 19/11, sexta feira e sábado, nos períodos da manhã e tarde, a inscrição será realizada no prédio da escola por uma equipe da SEMED.

Tema: Contextualidade e Interdisciplinaridade na formação dos Professores de séries iniciais. Desafios de Ensinar por áreas de Conhecimentos.

Objetivo: Ofertar aos docentes um conjunto de procedimentos e de fundamentos para atuação contextualizada e interdisciplinar considerando orientações nacionais com a finalidade de alfabetizar e letrar os seus alunos, a partir da reflexão de suas próprias práticas.

PROGRAMAÇÃO

Registro de presença dos diretores das escolas, coordenadores pedagógicos e demais autoridades.

SEXTA FEIRA: Abertura: Composição da Mesa
> Prefeita Municipal: Márcia Maria Rocha Cavalcante
> Secretário Municipal de Educação: Prof. Paulo Severino de Melo Lira
> Diretora de Ensino da SEMED: Prof.ª Marlene Ataíde
> Presidente do Instituto Polis: Edivaldo Guimarães
> Coordenador Pedagógico da SEMED: Edmar Marcelo

Entrega de merenda escolar de qualidade, na zona rural, nas escolas São José II e Prof.ª Inácia Carvalho de melo e UMEI Quirino Pereira, comunidade São João do Furo


Hoje (16/11) pela manhã, a Assessoria de Comunicação da SEMED, acompanhou a entrega de merenda escolar em três escolas da zona rural, é mais uma ação da Secretaria Municipal de Educação, que honra e cumpri seus deveres, propiciando uma boa qualidade de ensino em toda rede municipal.






Missão Religiosa e Educativa na África | Por prof.ª Ana Mariuza Mendes


Foram 22 dias de viagem a África (Moçambique). Estivemos em três províncias – Sofala, também conhecida como Beira (Centro), Manica (Centro) e Maputo (Capital - Sul). Visitamos seis aldeias.

Este projeto envolvia atividades religiosas e pedagógicas. Construímos uma igreja\escola e realizamos reparos em outras três.

Nas aldeias, as igrejas também são utilizadas como escolas e creches. As mães vão a lavoura pela manhã e voltam somente no final da tarde e as crianças vão a escola para serem alfabetizadas em Português onde acontece seu primeiro contato com essa língua, já que em família fala-se o dialeto local e\ou o dialeto da família.

Os professores receberam formações em várias áreas e reciclagem em outras que variam de saúde, dentária e saneamento básico preventivo, uma vez que a AIDS é presente em todos os setores sociais.

Realizamos palestras e formação para professores de creche, alfabetização e 1ª a 5ª série em orfanatos da capital, Maputo. Observamos que a carência educacional e outras estão em todo lugar, mas, já melhorou muito nesses 10 anos de ausência pude perceber a diferença de quando morei neste país.

Sou grata a Deus, que através da Igreja Batista Missionária, financiou este projeto e a Secretaria de Educação que nos concedeu a oportunidade em estar neste tempo ali.

Segue em imagens: