Missão Religiosa e Educativa na África | Por prof.ª Ana Mariuza Mendes


Foram 22 dias de viagem a África (Moçambique). Estivemos em três províncias – Sofala, também conhecida como Beira (Centro), Manica (Centro) e Maputo (Capital - Sul). Visitamos seis aldeias.

Este projeto envolvia atividades religiosas e pedagógicas. Construímos uma igreja\escola e realizamos reparos em outras três.

Nas aldeias, as igrejas também são utilizadas como escolas e creches. As mães vão a lavoura pela manhã e voltam somente no final da tarde e as crianças vão a escola para serem alfabetizadas em Português onde acontece seu primeiro contato com essa língua, já que em família fala-se o dialeto local e\ou o dialeto da família.

Os professores receberam formações em várias áreas e reciclagem em outras que variam de saúde, dentária e saneamento básico preventivo, uma vez que a AIDS é presente em todos os setores sociais.

Realizamos palestras e formação para professores de creche, alfabetização e 1ª a 5ª série em orfanatos da capital, Maputo. Observamos que a carência educacional e outras estão em todo lugar, mas, já melhorou muito nesses 10 anos de ausência pude perceber a diferença de quando morei neste país.

Sou grata a Deus, que através da Igreja Batista Missionária, financiou este projeto e a Secretaria de Educação que nos concedeu a oportunidade em estar neste tempo ali.

Segue em imagens:



















0 Respostas :