Novas Ações da Secretaria de Educação


# Formação Pedagógica de Professores do Ensino Fundamental da Zona Urbana

Com o Tema Contextualidade e Interdisciplinaridade na formação dos Professores de séries iniciais. Desafios de Ensinar por áreas de Conhecimentos, a Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Polis Amazônia, misnistraram esta importante formação nos dias (18 e 19/11) na escola Padre Leandro Pinheiro, oficinas e palestras somaram uma carga horária de 10 e 20 horas aulas, a composição de mesa, foi feita pelo Secretário de Educação, Prof. Paulo Lira, Diretora de Ensino da SEMED, Prof.ª Marlene Ataíde, Presidente do Instituto Polis, Edivaldo Guimarães e o Coordenador Pedagógico da SEMED Edmar Marcelo.

Os principais objetivos da formação são ofertar aos docentes um conjunto de procedimentos e de fundamentos para atuação contextualizada e interdisciplinar considerando orientações nacionais com a finalidade de alfabetizar e letrar os seus alunos, a partir da reflexão de suas próprias práticas.

A formação foi subdividida nas áreas de Língua Portuguesa e Áreas Afins, Ciências e Matemática e Ciências Sociais – História e Geografia, totalizando ao todo a participação de 83 professores de séries iniciais.



Secretário de Educação, Prof. Paulo Lira, participou ativamente da formação

Oficina de Língua Portuguesa
Oficina de Matemática

Oficina de História e Geografia

# Escola Licurgo Peixoto realiza oficina Pedagógica Leitura e Escrita

Na última sexta feira (18/11), a escola Licurgo Peixoto promoveu uma oficina  pedagógica com o tema: Leitura e Escrita, destinada a professores da Educação Infantil das UMEIS da zona ruralanexas a escola sede Licurgo Peixoto, no total participaram 15 professores, tento como ministrantes da oficina, os professores Márcio Belo e Antonia que lecionam na cidade de São Domingos do Capim e a Psico pedagoga Arla Ajara de Castanhal.

Objetivo: Desenvolver junto com os professores, o proceso prático construtivo, para que os mesmos passem a ter mais conhecimento na parte da criatividade e construção.

Recursos Materiais: Materiais didáticos, recicláveis e recursos naturais (terra, folha, água, frutas entre outros...)

Avaliação: O aprendizado que cada professor obteve dentro do processo construtivo, ligado a leitura e a escrita.

Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Silva de Lima e Janeide Chaves Tomé.

Apresentação dos Trabalhos desenvolvidos pelos professores






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