Projeto: "Plantas que alimentam"


O projeto “Plantas que Alimentam” da Escola São José Operário é realizado a mais de 10 anos e é coordenado pela Professora Antônia Laudomira de Moura Rodrigues que hoje encontrasse licenciada sendo substituída pelo professor Sanderley Bastos da Silva.

A direção através da responsabilidade da vice-diretora professora Giussany Campos e a coordenação sob a responsabilidade da professora Marlene Lopes acompanham o desenvolvimento do projeto em 2012.

O Projeto Horta visa o cultivo de verduras e legumes, com o objetivo de desenvolver no aluno o contato com a terra e sensibilizá-lo para a importância de plantar.

As atividades desenvolvidas no projeto envolvem alunos regularmente matriculados na escola em turmas de 5ª séries, uma vez que são alunos em que na maioria estão chegando à escola.

Este trabalho vem sendo realizado com aproveitamento pedagógico na disciplina Ciências subsidiando professores e alunos no que diz respeito à interdisciplinaridade e como auxílio na merenda escolar.

Objetivo - Desenvolver um processo de conscientização permanente na comunidade escolar sobre a importância de cultivarmos a horta na escola de forma interdisciplinar, visando despertar no aluno, o interesse e a compreensão de fatos naturais, como a preservação do solo, cultivo e utilidade das plantas e seu valor nutricional.

Em 2012, como é de costume, realizamos a semana de formação com os alunos das turmas de 5ª séries a partir da programação abaixo:
1-PALESTRA COM O NUTRICIONISTA DA SEMED – 27/02/2012.
Fotos deste dia
2-PALESTRA COM OS TÉCNICOS DA EMATER – PA – 28/02/2012.
Fotos deste dia
3-PALESTRA COM OS TÉCNICOS DA ADEPARÁ – 29/02/2012.
Fotos deste dia
4-VISITA A HORTA – 01/03/2012.
Fotos deste dia
5-OFICINA DE PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS COM PRODUTOS CULTIVADOS NA HORTA – 02/03/2012.

Fotos deste dia
PARCEIROS DA ESCOLA PARA O FUNCIONAMENTO DO PROJETO
Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá;
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria de Infraestrutura e Obras;
EMATER – PÁ;
ADEPARÁ;
Nutricionista da SEMED;
Horta São Domingos.

Aguardem as demais fotos das palestras em breve!!!!!!!!


0 Respostas :