Secretaria de Educação do município realiza a II JORNADA PEDAGÓGICA com o tema: “Avaliação Escolar: Um Desafio na Prática Pedagógica”


A Jornada Pedagógica é composta por toda a classe da Educação, que se prendem no campo pedagógico por uma semana de jornada.

Deu-se início hoje, (27/03) a referida jornada, que se estenderá até o próximo 4 de abril, e a “barraca da santa” no largo de Nazaré ficou pequeno para acomodar os mais de 600 professores presentes no evento, assim como, diretores e vice diretores de escolas, Vereador Raimundo do Miteco, Coordenadores Pedagógicos da SEMED, enfim, toda a classe da Educação, além da imprensa, Secretário de Educação, o Ilustríssimo Prof.º Paulo Lira e a Diretora de Ensino Prof.ª Marlene Ataíde, infelizmente a Excelentíssima Prefeita Márcia Cavalcante, por motivos de compromissos na capital do estado, não pôde comparecer ao encontro pedagógico.

A abertura oficial do evento ficou por conta do competentíssimo Secretário de Educação, que em sua fala destacou, Jesus Cristo, como o maior ensinador e educador que existiu, em seguida, ao emocionar a todos, o mesmo se ausentou, pois tinha compromissos médicos em outra cidade, o hino nacional foi cantado e tocado pelo Grupo de Expressão Cultural Operariano – Gecop e pela equipe de Libras da EMEF Padre Sátiro.

Outro momento marcante foi as presenças de cantoras da terra, que entoaram hinos de louvor a Deus. Em seguida, a mesa de autoridades composta por palestrantes, representante de professores e Diretora de Ensino Marlene Ataíde se desfez, e daí em diante, danças folclóricas abrilhantaram ainda mais o 1º dia da Jornada, em seguida, Palestras com o Prof.º Dr. Salomão Mufarrej sobre o tema da Jornada.

APRESENTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Guamá, preocupada com este desafio da prática avaliativa no contexto de sala de aula, vem abordar com todos os professores da rede municipal de ensino um tema ainda muito discutido e repleto de complexidades. "A avaliação escolar, hoje, só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para a melhor aprendizagem", afirma Jussara Hoffmann.
Portanto, buscar possibilidades na Jornada Pedagógica 2012, de proporcionar qualidade no sentido integral da formação do aluno é dever da escola e por isso desejo a todos os nossos queridos educadores essa ampla discussão no intuito de melhorar a aprendizagem de nossos estudantes da rede municipal de ensino.
Paulo Severino de Melo Lira
Secretário M. de Educação

JUSTIFICATIVA
O Brasil por meio de sua política pública nacional registrou nos últimos anos avanços sociais históricos na educação, portanto, nesta perspectiva no âmbito escolar tem se refletido sobre a prática pedagógica a fim de garantir, de fato, a melhoria na educação.

Nesse sentido, a avaliação escolar que faz parte desse processo educacional e está garantida no Inciso V do Artigo 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de modo geral é entendida pela maioria dos alunos e por muitos professores, como aplicações de provas e exames. Porém, ocupa uma posição contraditória em relação a uma das principais funções da escola, a promoção de inclusão social. Embora seja um processo burocrático necessário que precisa ser traduzido em notas, conceitos ou menções, seu emprego acaba tornando-se motivo de tormento para os estudantes. Nesta conjuntura, pensou-se na Jornada Pedagógica 2012 da rede pública municipal de ensino que apresenta a seguinte temática: Avaliação Escolar: Um Desafio na Prática Pedagógica, a qual aborda reflexões acerca da avaliação no contexto educacional. Daí a suma importância de repensar a educação no município de São Miguel do Guamá com o propósito de entender que “avaliar exige uma dimensão global” (Luckesi, 1996, pág. 21).

OBJETIVO
Proporcionar aos educadores da rede pública municipal de ensino oportunidades de reflexão sobre a Avaliação Escolar como possibilidade de compreensão da própria prática no contexto escolar.
Professor Gilvando e Diogo Lopes


Credenciamento


Prof.º Paulo Lira enfatizou em seu discurso, Jesus: O maior educador que já existiu







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