2º Dia da Conferência Municipal de Educação


No 2º e último dia da Conferência Municipal da Educação, foi o dia de discussões entre observadores e delegados das maiores problemáticas na rede municipal de ensino, e foram sugeridas propostas e metas para solução de tais problemas. A programação se estendeu no decorrer do dia, dando início às 08h00 até 12h00, e retornando às 14h00 e encerrando às 18h00 com apresentação cultural do grupo folclórico Raízes do Guamá.

Todas as propostas e metas discutidos e aprovados pelos delegados, estão sendo avaliados e digitados pela equipe técnica da SEMED e posteriormente estará sendo postado aqui no blog/site da Secretaria.

 
Grupo Raízes do Guamá


 Devido a um problema técnico, ainda não foi possível postar mais imagens.

SEMED realiza III Conferência Municipal de Educação


Com o tema: DIVERSIDADE E INCLUSÃO: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO GUAMAENSE, deu-se início ontem, (25/10) no Cacau Show, a abertura da III Conferência da Educação no município. Evento este que contou com a participação de mais de 600 pessoas, entre observadores e delegados da conferência, convidados, secretários do governo e imprensa.

A Prefeita Márcia Cavalcante marcou presença no evento, e em sua oportunidade de fala, agradeceu maciçamente o apoio e compreensão de toda a classe da educação, e que acha muito admirável o trabalho realizado pela tal classe.

Já o Secretário de Educação, Prof. Paulo Lira, primeiramente agradeceu a Deus pela oportunidade de estar a frente da Secretaria e pela realização do evento, falou da inclusão da zona rural participando das Pré Conferência, e o apoio incondicional de toda sua equipe de trabalho. Em seguida o mesmo declarou abertamente a III Conferência de Educação, aí a mesa oficial foi desfeita, e o Palestrante Prof. Dr. Orlando Nobre entrou em cena com a palestra sobre O Novo Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020. Uma apresentação Cultural fez o enceramento da abertura.

Hoje (26/10), o segundo e último dia da Conferência, a programação dará início a partir das 08h00, se estendendo até às 18h00.
Imagens do evento:
Credenciamento


MEC divulga gabarito oficial do Enem


São quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada. Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 22 e 23.

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na tarde desta terça-feira (25), o gabarito oficial da edição 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste sábado (22) e domingo (23). Os documentos estão disponíveis para download nosite do Enem.

Na segunda-feira (24), o Inep havia divulgado os cadernos de provas utilizados pelos candidatos, divididos por cor.
VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE SÁBADO (22) DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

VEJA O GABARITO OFICIAL DAS PROVAS DE DOMINGO (23) DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

Cerca de 4 milhões de pessoas fizeram as provas no sábado (22) e no domingo (23). No total, mais de 5,3 milhões de estudantes se inscreveram no exame, mas a abstenção média, segundo o MEC, foi de 26,4%, o que representa mais de 1,4 milhão de candidatos. O número bateu recordes neste ano.

Segundo o edital do Enem, o resultado individual das provas, que inclui a correção e nota da redação, será divulgado em 4 de janeiro de 2012.

Entenda o sistema de pontuação do Enem
O Enem usa um sistema de pontuação diferente dos vestibulares. A correção é feita com base na Teoria da Resposta ao Item (TRI), na qual cada questão tem um valor específico de acordo com seu grau de dificuldade. Isto significa que dois candidatos que tenham acertado o mesmo número de questões do Enem não terão necessariamente a mesma pontuação.

O Enem é composto por quatro provas objetivas (ciências humanas, ciências da natureza, matemática e linguagens), cada uma com 45 questões cada, e mais uma redação.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem, a TRI reduz as chances de acerto por "chute" das respostas do Enem. Na TRI, o foco é no item, como é chamada cada questão, e não no total de acertos. Aluno que mostra padrão de resposta médio ao longo da prova, se acerta uma questão de padrão mais difícil pode aparecer uma resposta aleatória.

Secretaria Municipal de Educação realiza hoje, III Conferência Municipal de Educação



PROGRAMAÇÃO DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TEMA: DIVERSIDADE E INCLUSÃO: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO GUAMAENSE

Objetivo: Discutir as políticas públicas voltadas à educação guamaense a fim de assegurar e implementar uma educação que atenda a diversidade numa perspectiva inclusiva.

DATA: 25/10 E 26/10 NO CACAU SHOW
Dia: 25/10
1.0 – 15h00 (início do credenciamento) até ás 20 horas (término do credenciamento).
2.0        - 19 horas: Abertura
2.1 – Cerimonialista: Antonio Marcos Ribeiro Fonseca
2.2         - Composição da Mesa Oficial:
§  Prefeita Municipal: Márcia Maria Rocha Cavalcante
§  Vice prefeita: Antonia de Lourdes de Lima Souza
§  Secretário Municipal de Educação: Paulo Severino de Melo Lira
§  Diretora de Ensino: Marlene Ataíde de Lima
§  Representante da UFPA: Prof. Doutor Orlando Nobre de Souza
§  Representante da Câmara Municipal:
§  Representante dos Trabalhadores em Educação: Prof. Antonio Claudio        (EMEF São Pedro)
§  Representante dos estudantes da rede pública: Kayo Fernando do Amaral Taveira
§  Representante dos Pais de Aluno: Francisco de Assis Ferreira Gama
§  Representante da Sociedade Civil Organizada: Carlos José Moreira Braga ASPAM
2.3 - Hino Nacional em LIBRAS  -  Falando com as Mãos EMEF Pe. Sátiro
2.4- Pronunciamento das Autoridades
2.5 Declaração de Abertura da III Conferência Municipal de Educação – Prof. Paulo Severino de Melo Lira
2.6- Palestra sobre o tema: “O Novo Plano Nacional de Educação para o período 2011-2020”.  – Professor Doutor Orlando Nobre de Souza – UFPA (30min)
Mediadores
Prof. Paulo Severino de Melo Lira
Prof.ª Marlene Ataíde de Lima
Prof. Edmar Marcelo Andrade da Silva
Debate com perguntas e respostas – (10min)
2.7- Apresentação Cultural:Grupo Raízes do Guamá
Dia: 26/10
Hino do Pará (slide) 
Hino do Município apresentado pelo GECOP
           3.0 - De 08h00 às 08h30 (leitura do regimento interno). –Prof.ª Alzira de Jesus Borges da Fonseca e Prof. Helton de Moura Nunes
           3.1 - Das 08h30 às 12h00 (abertura dos trabalhos com leitura das propostas, documento final e inscrição dos delegados para as emendas e aprovação das propostas por grupo de trabalho).
Mediador: Prof. Edmar Marcelo Andrade da Silva
Secretaria: Prof.ª Marlene Ataíde de Lima, Prof.ª Lilia Batista da Conceição e Prof.ª  Mª Nilcilene Lopes da Silva
           3.2 - De 12: 00h às 14: 00h Apresentação Cultural: GECOP
           3.3 – Das 14: 00 às 16: 30 horas - continuação dos trabalhos com aprovação               dos delegados do regimento unificado da III Conferência Municipal de             Educação.
           3.4 – Das 16:30h às 17:00h -  Eleições entre os delegados para constituição da Comissão Permanente de Controle e Acompanhamento do Plano Municipal de Educação
 17: 00h às 18: 00h - Apresentação cultural: Pedro Rendrix e Diogo Lopes

Enem 2011 passa pelo teste de fogo


Mesmo com o fantasma das duas últimas edições pontuadas por falhas e vazamento de provas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 ocorreu sem muitos problemas nesse fim de semana. Com média de pouco mais de 26% de faltosos em todo o país - cerca de 1,4 milhão de candidatos -, o Enem registrou problemas localizados, com a eliminação de oito candidatos no sábado e outros três no domingo, por terem acessado a rede social Twitter durante a prova, via celular, quando o uso de qualquer aparelho eletrônico é proibido. Dentre eles, um estudante de Santarém e outro de Parauapebas.

Em São Paulo, o repórter Paulo Saldaña, do jornal O Estado de S. Paulo, conseguiu trabalhar como fiscal da prova recebendo treinamento apenas duas horas antes do início do exame. Ele e outros voluntários se apresentaram em um local de provas às 8h da manhã e foram recrutados na porta.

Mas, de maneira geral, o Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -, instituição responsável pelo exame, avaliou positivamente a prova.
Em Belém, o segundo e último dia de provas do Enem correu com tranquilidade, sem tumultos ou filas em frente às escolas. Os candidatos tiveram uma hora a mais, em relação ao sábado, para fazer a prova. Isso porque, além de responder às 90 questões de linguagens e matemática, os participantes tiveram que fazer a redação.

PDE Escola: Prazo para entrega de planos de ação vai até 30 de novembro


As escolas beneficiadas pelo Programa de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) têm prazo até 30 de novembropara enviar seus planos de ação, que reúnem metas e estratégias para superar os problemas diagnosticados no momento de preenchimento do cadastro. Em 2011, serão atendidas 19.095 escolas em todo o território nacional.

Entre as instituições atendidas pelo programa, 13.347 são escolas novas, cujo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os anos iniciais e 3,7 para os anos finais, que ainda não têm um plano de ação desenvolvido dentro do programa e não receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010.

As escolas novas que ganharam prioridade em 2011 usarão uma nova ferramenta de apoio à gestão escolar, o PDE Interativo. A nova plataforma foi desenvolvida pelo Ministério da Educação em parceria com as secretarias estaduais e municipais e é mais autoinstrucional e interativa do que o modelo anterior.

Escola Padre Leandro Pinheiro é contemplada com kit’s de material esportivo do Programa Segundo Tempo


A EMEF – Padre Leandro Pinheiro recebeu ontem (18/11) 2 kit’s de material esportivo, advindas do Programa Segundo Tempo, que é um Programa Estratégico do Governo Federal, e tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Uma das principais estratégias do Programa é a Qualidade, fomentando a melhoria da qualidade pedagógica do ensino de atividades esportivas educacionais, principalmente pela oferta contínua de capacitação, de materiais didáticos e esportivos adequados e, ainda, de acompanhamento e avaliações permanentes, e a Democratização da atividade esportiva, incentivando o acesso de crianças e adolescentes às atividades esportivas educacionais do Programa, sem qualquer distinção ou discriminação.

Equipe técnica da SEMED com funcionários da escola
E hoje pela manhã, o Secretário de Educação Prof. Paulo Lira, juntamente com sua equipe técnica da SEMED, foram de perto conferir todo o material esportivo que a escola acabara de receber.


SEMED realiza seminário de Capacitação para Professores


Aconteceu hoje pela manhã (19) no auditório do ‘Externato’ o Seminário de Avaliação do PAR – PARÁ, sendo o último dia da Formação Continuada em Educação Matemática e Científica e a entrega de Certificados de conclusão do curso.

A formação continuada de professores vem sendo objeto de discussões há algum tempo, no Brasil, especialmente após a promulgação da LDB 9.394/96, que prevê que as instituições formativas deverão manter "programas de formação continuada para os profissionais de educação nos diversos níveis".
Participantes  do Seminário
Para tanto, o IEMCI/UFPA estabelece parcerias com professores de municípios paraenses para um processo que amplie o leque de possibilidades para que a formação continuada dos professores efetivamente se torne uma realidade em nosso Estado.



Os objetivos principais do seminário, são: Avaliar as atividades de formação Continuada; Discutir as dificuldades, limites e sucessos pedagógicos do trabalho desenvolvido e Certificar os professores cursistas. Participaram do Curso, 40 professores de séries iniciais e 17 das séries finais do Ensino Fundamental, com carga horária de 180 horas. A Formação Continuada é realização do Governo do Estado e coordenado pela Universidade Federal do Pará, e a executora do curso, Prefeitura de São Miguel do Guamá, através da Secretaria Municipal de Educação.

Segue em fotos:
Secretário de Educação, Prof. Paulo Lira, dando entrevista a TV, e falando sobre o objetivo e importância do Curso